Quem Somos

Os primeiros Engenheiros Sem Fronteiras surgiram na frança nos anos 80. A idéia se espalhou e, nos anos 90, surgiram na Espanha e Itália. No final dos 90, o Canadá também criou o seu grupo, que logo auxiliou na criação de um no Reino Unido.

O movimento cresceu e surgiu em vários outros países, como Argentina, Alemanha e Suécia. Fazendo-se necessária a criação de uma rede unificada, surgiu, então, o EWB-International, uma organização com o intuito de estimular a troca de idéias entre as diversas instituições e conectar os profissionais para contribuir com a criação de uma nova geração de engenheiros, mais preocupada com as causas sociais e mais atuantes no cenário mundial.

Há, atualmente, mais de 60 grupos nos mais diversos países do mundo: Jordânia, Iraque, Gana, Burundi, Camboja, Uganda e até Serra Leoa, um dos países mais pobres do mundo. No Brasil, a organização é recente mas já é atuante, conta com mais de 60 núcleos espalhados em quase todos os estados e somando centenas de membros. A sede nacional do ESF-Brasil localiza-se em Viçosa, Minas Gerais.

O Núcleo do ESF-Goiânia surgiu em 2016 com o objetivo de desenvolver projetos de cunho social e ambiental. Atuamos principalmente onde há necessidade de intervenção e a população não possui os meios para fazê-lo.

Temos como Missão o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária onde as pessoas tenham a oportunidade de alcançar seu máximo potencial, quebrando paradigmas e promovendo a sustentabilidade.

Tendo como Visão a promoção do desenvolvimento social, econômico e ambiental por meio de ações conjuntas da engenharia e voluntariado em Goiânia e região metropolitana.

E sendo nossos Valores a Ética, Responsabilidade Social, Transparência, Sustentabilidade, Solidariedade.

O que fazemos

Atuamos em vertentes de trabalho desenvolvidas através de programas onde os projetos são alocados, onde cada um é gerenciado por um conselheiro executivo e possui equipe própria de desenvolvimento, sendo as vertentes e os programas:

  1. Projetos Técnicos – assessoria, consultoria e elaboração de projetos técnicos com impacto social.
  2. Educação – Fomento a formação de profissionais/estudantes das áreas de engenharia com melhor qualidade e maior engajamento para o impacto positivo na sociedade.
  3. Participação de comitês técnicos – envolvimento na discussão em temas de impacto social de forma a engrandecer para achar as melhores soluções para a comunidade.
  4. Incubadora de projetos sociais – Auxílio para colocar em prática idéias de projetos sociais através do fomento em conjunto com parceiros e apoiadores;

Metas

  1. Ter o ESF-GYN estruturado e com funcionamento sustentável;
  2. Impactar positivamente a vida de 5000 pessoas até o final de 2017;
  3. Contar com um quadro de 300 colaboradores técnicos;
  4. Realizar no mínimo 10 projetos;
  5. Possuir mínimo de 15 parcerias formalizadas.

Parceiros

  • CREA GO
  • SENGE
  • Transparência Brasil
  • Ong Terra Fértil
  • Ong Resíduo Zero
  • ELO engenharia Júnior
  • Politécnica UFG
  • Associação Goiana de Engenheiros Ambientais

Conselho Estratégico

Henrique Cardoso de Faria

Eng. de Software

Uaitã Pires do Nascimento

Eng. Químico

Emely Kely de Souza Gomes

Eng. Eletricista

Guilherme Milhomem da Silva

Eng. Ambiental

Marcella de Almeida Castro

Eng. Ambiental

Uákiti Pires

Eng. de Controle e Automação

Diogo Alvarenga

Eng. Civil

Thaynara Ferré

Eng. Florestal

Enediana Vaz

Eng. Ambiental

Ivan Oliveira Morais

Eng. de Controle e Automação

Johnattan Pereira da Silva

Eng. Civil

Karina Betin

Eng. Química